Saúde

Média móvel de novos casos de Covid-19 se mantém em estabilidade em Guarulhos

Dados são da Fundação Seade e foram divulgados pelo Governo do Estado

Seis meses após o primeiro caso de coronavírus no Brasil, os índices de Covid-19 em Guarulhos, que tiveram nos meses de junho a agosto os momentos mais preocupantes, entram em um patamar de estabilidade por um período maior. A taxa média móvel de novos casos, medida pelo Seade do Governo do Estado, nesta quinta-feira, 24 de setembro, atingiu 94 no município, praticamente o mesmo número de 14 dias atrás – em 10 de setembro era de 96 – o que indica estabilidade.

Já a média móvel de óbitos quase dobrou nos últimos 14 dias segundo o Seade. Era de 4,57 no dia 10 e chegou a 9,00 nesta quinta-feira. O aumento expressivo se justifica, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, à inclusão no banco de dados de casos que estavam represados no sistema e só foram liberados agora. Tanto que somente nos últimos dois dias foram incluídas 33 novas mortes, relativas até ao mês de abril. Destes todos, apenas 13 ocorreram neste mês de setembro.

O maior número de mortes em um só dia pela média móvel ocorreu em Guarulhos no dia 25 de julho quando a cidade atingiu a marca de 18,14 óbitos. Em casos, o ápice ocorreu em 2 de julho com 243 registros.

Posso ajudar?