Tradicionalmente, o mês de outubro é dedicado à conscientização e ao controle do câncer de mama, que é o de maior incidência atualmente no Brasil entre as mulheres. Mais recentemente, passou a ser também de sensibilização para o câncer de colo de útero, o terceiro que mais acomete a população feminina no país. Por isso, a Secretaria da Saúde de Guarulhos chama a atenção para a importância da realização dos exames preventivos, como a mamografia e o papanicolau.
Para agendar os dois exames basta procurar uma das 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, cujos endereços podem ser acessados pelo link https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs. O papanicolau, que visa a detectar alterações nas células do colo do útero, é uma das principais estratégias para localizar lesões precocemente e fazer o diagnóstico do câncer de colo de útero bem no início, antes que a mulher tenha sintomas, reduzindo a mortalidade pela doença. É recomendado para toda mulher que já tenha iniciado a vida sexual.
Já a mamografia, que é indicada pelo Ministério da Saúde para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos, tem por objetivo detectar precocemente qualquer lesão mamária. Assim como o câncer de colo de útero, quanto mais cedo houver o diagnóstico do tumor de mama e o início do tratamento, maiores são as chances de cura.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de casos novos de câncer de mama para este ano no Brasil é 66.280, enquanto que o de colo de útero é de 16.710 ocorrências.