Será antecipado para esta quarta e quinta-feira (28 e 29), o mutirão de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 no CEU Paraíso/Alvorada, que fica na rua Dom Silvério, s/nº (Vila Paraíso). A testagem no local, que seria realizada nos dias 29 e 30, mudou de data em virtude do feriado do Servidor Público (28 de outubro), cujo ponto facultativo será na sexta-feira (30). O atendimento será mediante a distribuição de senhas, das 9 às 15 h, e a entrada das pessoas será pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio Teixeira, que fica ao lado do CEU.
O público-alvo do mutirão são as pessoas assintomáticas (sem sintomas) e com idade superior a dois anos de idade, que precisam levar documento identidade e cartão SUS para fazer o exame. O teste é feito através de uma picada no dedo e o resultado fica pronto em aproximadamente 40 minutos.
Com mais esses dois dias de testagem no CEU Paraíso/Alvorada, a Secretaria de Saúde encerra o segundo mutirão de testes rápidos da Covid-19, que já atendeu 10.818 pessoas. Desse total, 1.985 apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus, o que corresponde a 18,35% do público examinado, sendo 268 com IgM reagente (vírus ativo no organismo), 1.249 com IgG positivo (contato mais antigo com o vírus) e 468 diagnosticadas com as duas imunoglobulinas (IgG e IgM), apontando que a infecção está em período de transição e deixando de ser ativa.
Conforme explicou o coordenador da Atenção Básica, Paulo Alexandre de Moraes, a participação da população nos mutirões é muito importante para que a Secretaria de Saúde possa identificar como o vírus se comporta na cidade e, assim, definir estratégias de ação e prevenção. “A testagem em massa nos permite avaliar a faixa etária mais atingida, o percentual da população acometido e mapear a distribuição geográfica do vírus no município”, destacou.