Em transmissão ao vivo realizada na noite desta terça-feira, 1º/12, o prefeito Guti afirmou que, durante reunião virtual realizada nesta tarde com o governador João Doria, secretários do Estado e outros 61 prefeitos, ficou acordado que Guarulhos receberá mais 10 leitos de UTI para os hospitais públicos.
As unidades chegam já nesta sexta-feira, 4/12 e serão destinadas aos hospitais estaduais. O prefeito pediu 20 leitos, anteriormente retirados da cidade pelo próprio governo estadual, contudo a segunda dezena ficará de reserva caso Guarulhos necessite. Recursos e insumos também foram solicitados a Dória.
Além de tentar contar com apoio da administração estadual, o município tem seu próprio plano de ação em uma possível urgência. Uma nova expansão emergencial do HMU e a retomada da parceria com hospitais particulares – como já aconteceu – não estão descartados pelo prefeito.
Guti ainda pediu a Doria que os horários sejam ampliados, ao contrário do anunciado na última segunda-feira, 30, quando o período de funcionamento do comércio foi diminuído em determinação do governador. Segundo o prefeito, com menos tempo de abertura, os estabelecimentos comerciais tendem a causar maior aglomeração de pessoas, sobretudo em mês de compras de Natal.
Com 66,2% de ocupação dos leitos de UTI, a situação em Guarulhos ainda está sob controle. “Estamos em alerta sim, ponto de atenção, mas não precisamos entrar em pânico. É cumprir todos os protocolos e o que as organizações de saúde pedem”, afirmou Guti. Atualmente, uma determinação judicial obriga Guarulhos a seguir integralmente as determinações do Plano São Paulo.