Os juros futuros têm leve alta na manhã desta quarta-feira, 17, em linha com o dólar, que avança ante o real e de forma generalizada no exterior diante da perspectiva de que a ata do Federal Reserve (o banco central norte-americano), que sai às 15 horas sinalize a possibilidade de os juros subirem mais cedo este ano. Às 9h31, o DI para janeiro de 2018 estava em 12,73%, de 12,70% no ajuste da terça-feira. O DI para janeiro de 2021 a 11,91%, de 11,84%.
Há ainda cautela com o fiscal no Brasil, em meio à expectativa de votação nesta quarta, no Senado, do projeto que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2023. Além disso, segundo observou mais cedo o estrategista da Guide investimentos, Luis Gustavo Pereira, “todos estão de olho nas negociações difíceis em torno da PEC que fixa um teto para gastos públicos e na renegociação de dívidas dos Estados com a União, que é mais um risco para o ajuste fiscal”.
Também é negativa a notícia de que a taxa de desocupação no Estado de São Paulo ficou em 12,2% no segundo trimestre, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). A taxa é a maior desde o início da série histórica da Pnad Contínua Trimestral, em 2012.