O município de Guarulhos permanece, pela sexta semana, na fase amarela do Plano SP. O anúncio foi felito pelo Estado, durante entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira, 8/1.
A decisão do Estado em manter o município na fase amarela acontece mesmo após a divulgação do Boletim Epidemiológico desta quinta-feira, 7, que mostrou taxa de ocupação de 97% nos leitos de UTI, sem levar em consideração as nove unidades que o Hospital Padre Bento recebeu. A alteração não acontece porque o município faz parte do grupo da Grande São Paulo, onde a média ainda é de 17,8 leitos a cada 100 mil habitantes.
Permanecem permitidas, por tanto, as aberturas de bares (até 20h), restaurantes, salões de beleza e academias, além de universidades, teatros, shoppings e cinemas, com limitação de 40% dos assentos utilizados. Não houve regressão à fase vermelha, a exemplo do que aconteceu na última semana de dezembro.
Regras mais rígidas
O governo atualizou as regras para o avanço das regiões para novas fases de flexibilização. Antes, por exemplo, para alcançar a fase verde, o município não deveria ultrapassar a quantidade de 40 internações a cada 100 mil habitantes, índice reduzido para 30. Outra alteração foi na ocupação de leitos de alta complexidade para chegar à etapa laranja, que caiu de 75% para 70%.