Um paciente que é atendido por médico psiquiatra na Unidade Básica de Saúde Flor da Montanha enviou ao GuarulhosWeb seu protesto contra a falta de profissionais da unidade “Casa Verde”, localizada na avenida Suplicy. Segundo contou Edson Cardoso, nesta terça-feira, muitos pacientes estavam revoltados, já que não conseguem receitas para obter os medicamentos necessários para seus tratamentos, o que – em muitos casos – é motivo para que ocorram surtos.
Nesta terça-feira, segundo Edson, com a presença de muitos pacientes sem atendimento, a situação se agravou e a coordenadora da unidade, que não teria conseguido resolver a situação, foi obrigada a chamar a Guarda Civil Municipal para controlar a revolta deles. Eles permaneceram no local das 10h até às 16h a espera de uma solução, que não ocorreu. “Tem pacientes surtando e eles ficam dando só desculpas para nós pacientes”.
O GuarulhosWeb encaminha esta demanda aos setores responsáveis. Assim que houver alguma resposta, ela será publicada neste mesmo espaço.
RESPOSTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
A Secretaria de Saúde informa que a médica psiquiatra que atende a unidade encontra-se afastada por licença médica, sendo que a maioria dos pacientes dela foi avisada com a devida antecedência.
No caso do paciente Edson, que compareceu à UBS, ontem, dia 28, foram ofertados atendimentos (encaixe) em outras unidades (CAPS e UBS Cecap), porém recusados. Por fim, a gerente da unidade providenciou a revalidação de sua receita e os medicamentos, bem como disponibilizou cópia do prontuário dos últimos atendimentos do paciente. Devido ao estado alterado do mesmo, foi requisitada a presença da GCM no local para resguardar a segurança de funcionários e demais pacientes.