Whatsapp

FLAGRANTE – Empresa despeja líquido e tinge córrego de vermelho no Macedo

Uma empresa de engenharia, localizada na rua Claudino Barbosa, seria a responsável por despejar na manhã desta segunda-feira algum material de colocaração vermelha, que tomou conta do córrego, que passa no fundo do estabelecimento, na região do Macedo, em Guarulhos. Segundo moradores de condomínios localizados nas proximidades, é comum a empresa despejar todo tipo de dejeto no córrego. Desta vez, o líquido acabou por "tingir" o curso d´água de vermelho a partir daquele ponto. 

 

Otávio Riedel Almeida, diretor da empresa EP Engenharia do Processo, localizada na rua Claudino Barbosa, em Guarulhos, entrou em contato com o GuarulhosWeb para se defender, apesar do portal – em momento algum – ter citado o nome da empresa.
 
Segue a íntegra da postagem: 
 
"Hoje nos deparamos com uma notícia do seu website, a qual diz de forma indireta que nós realizamos frequentemente descartes de efluentes no córrego atrás da rua, contaminando-o. 
A EP Engenharia do Processo existe há mais de 40 anos e sempre foi localizada no Bairro do Macedo, bairro este que ajudamos a desenvolver. Nós somos uma empresa que desenvolve soluções ambientais para tratamento de água e efluentes, e além disso temos a ISO 14001, que rege os padrões que uma empresa deve adotar para ser certificada em gestão ambiental. 
Na nossa unidade de Guarulhos, temos apenas a parte administrativa e um laboratório de análises de água, ou seja, não temos processo algum que possa gerar um efluente com coloração. Além disso, nós temos uma Estação de Tratamento de Efluentes que trata 100% do pouco volume de efluentes gerado em nossa empresa. 
E EP está aberta para sua visita e de quem quiser para mostrarmos nossos processos e comprovar nossa total adequação a todas as normas ambientais aplicáveis. 
Com uma simples verificada de 10 minutos no córrego, eu consegui identificar de onde vem a contaminação na coloração vermelha. Segue ai final dessa mensagem foto que mostra resquícios de tinta vermelha na boca da tubulação que vem da outra margem do córrego. 
O que mais me espanta é um meio de comunicação como o de vocês publicarem uma notícia, sem critério algum de avaliação de veracidade da informação recebida. Isso é lamentável. 
Não se trata de um simples engano, uma reportagem dessa pode colocar em risco o nome idôneo que nossa empresa vem construindo ao longo dos 40 anos, mesmo com todas as adversidades que nosso governo nos impõe" . 

 

Posso ajudar?