Economia

Oferta de estágio em alta

Segundo o CIEE, é um bom momento para o estudante alavancar sua formação profissional

Segundo o o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), agora é um bom momento para o estudante alavancar sua formação profissional, aproveitando as vantagens dessa modalidade de capacitação prática.     

Com um estoque estimado em 35 mil vagas até o final de janeiro, o CIEE detecta uma novidade que pode beneficiar muito os estudantes interessados em entrar no mercado de trabalho.  

Neste ano, a forte expansão da economia e a ameaça de apagão de mão de obra qualificada levam as empresas a ampliar seus programas de estágio, uma ferramenta eficaz para captar, formar e reter novos talentos.  Das 35 mil vagas de estágio em oferta até o final de janeiro, a capital e pólos econômicos do interior paulista concentram cerca da metade.

Essa opinião é comprovada pelos próprios estagiários entrevistados para a edição 2010 da pesquisa As Melhores Empresas para Estagiar, que avaliaram o estágio como uma importante contribuição para seu desenvolvimento profissional, social e cultural. "Tanto que 64% conseguem a sonhada efetivação após essa modalidade de treinamento prático", explica  Eduardo de Oliveira, superintendente de Operações do CIEE.

Entre outras vantagens, ele cita que o estágio é uma boa oportunidade para o jovem que quer testar sua escolha de carreira, pois permite vivenciar os vários campos de atuação ligados ao curso que frequenta e assim descobrir com o qual tem mais afinidade.  

Para aproveitar o momento da oferta, basta o estudante se cadastrar gratuitamente no site www.ciee.org.br, onde também encontra uma série de facilitadores para seu ingresso no mundo do trabalho, como cursos pela internet sobre comportamentos e competências exigidas no ambiente corporativo, além de informações sobre a lei do estágio e sobre as profissões em alta e áreas promissoras; testes vocacionais; transcrição de palestras de consultores renomados, entre outros serviços – todos gratuitos para os estudantes.

Posso ajudar?