As vendas do comércio na semana do Dia das Mães, de 2 a 8 de maio deste ano, cresceram no País 12,4%, na comparação com 2010 (de 3 a 9 de maio), conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia das Mães 2011. Foi o melhor Dia das Mães desde 2003, ano em que começou este levantamento. No final de semana da data (06 a 08 de maio), as vendas registraram uma elevação de 8,1%, na comparação com o final de semana da data em 2010 (7 a 9 de maio).
Em São Paulo, as vendas na semana do Dia das Mães cresceram 12,1%, na relação com respectiva semana do ano anterior. No final de semana, por sua vez, as vendas aumentaram 13,5%, quando comparadas com o final de semana equivalente de 2010.
Segundo os economistas da Serasa Experian, mesmo com taxas de juros mais altas, o consumidor foi às compras. As promoções do varejo, baseadas no parcelamento com valores cada vez menores, foram um importante estímulo para as vendas. Já são comuns, por exemplo, as parcelas mínimas de R$ 10,00. Os dias de frio no Sul e Sudeste favoreceram as vendas de confecções, que oferecem várias opções de preços.
Outro destaque é a volta do pré-datado, alternativa para aqueles consumidores que estão próximos do limite do cartão de crédito. Além disso, o pré-datado é uma forma de escapar do aumento do IOF no crédito.