Economia

Comércio é responsável por 70% das contratações de trabalho temporário no final do ano

Cerca de 147 mil vagas devem surgir em todo o Brasil para o período

O Natal é a data comemorativa mais importante do calendário para o comércio e gera mais oportunidades de empregos, principalmente temporários. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), cerca de 70% das contratações temporárias tende a ser feita pelo comércio.

Os segmentos de supermercado, vestuário, calçados, eletrodomésticos e perfumaria são os que mais demandam mão de obra adicional nesta época do ano. Já as principais vagas são analista de crédito, atendimento, crediário, embalador, estoquista, etiquetador, fiscal de caixa, fiscal de loja, operador de telemarketing, promotor de vendas, repositor, vendedor e Papai Noel.

O perfil do candidato neste ano está para aqueles com idade entre 18 e 39 anos, sendo responsáveis por 65% das vagas. Além disso, as oportunidades são para aqueles que possuem o primeiro grau completo, simpatia, facilidade de comunicação e para o trabalho em equipe.

Já as indústrias de bem de consumo como alimentos; bebidas; brinquedos; eletrônicos; vestuário e papel serão responsáveis pelo restante das contratações, sendo que as mulheres deverão ocupar 35% das vagas abertas.

As principais funções serão auxiliar administrativo, financeiro, de laboratório e de serviços gerais; motorista; nutricionista; operadores de empilhadeira e máquinas; técnicos em manutenção industrial e em segurança do trabalho. Já a remuneração média apresentará aumento de 16% em comparação com 2010 e pode variar entre R$ 920 e R$ 1,3 mil.

147 mil vagas serão abertas em todo o país

Até dezembro deste ano, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) prevê a abertura de 147 mil vagas em todo o país, 5% a mais que no mesmo período do ano passado. Jovens em situação de primeiro emprego deverão preencher 28% das vagas.

Segundo o presidente da Asserttem, Vander Morales, 29% dos contratos poderão ser efetivados, o que significa emprego fixo e formal para 42 mil brasileiros. "A expectativa é que tenhamos 9% mais efetivações do que no Natal passado. O aumento da renda e, até o momento, a estabilidade da economia justificam esse crescimento do setor", avalia Morales.

Posso ajudar?