A Bovespa abriu em alta nesta quarta-feira, 5, acelerou os ganhos e renovou máximas, refletindo o início dos negócios em Wall Street. Às 10h35, o Ibovespa retomava o patamar dos 60 mil pontos, em alta de 1,17% (60.033,48 pontos), amparado pela valorização das ações da Petrobras, Vale e bancos.
A melhora do humor nos mercados acionários está ligada a dados fracos de emprego no setor privado norte-americano, divulgados mais cedo, que podem ser considerados um argumento desfavorável à retomada do aperto monetário nos Estados Unidos. A alta de quase 2,0% das cotações do petróleo também ajuda a amparar os ganhos nas bolsas.
Internamente, o mercado aguarda a votação do projeto de lei que acaba com a exclusividade da Petrobras como operadora do pré-sal, no período da manhã, no Plenário da Câmara.
Em Wall Street, o Dow Jones subia 0,51%, o S&P 500 avançava 0,41% e o Nasdaq tinha ganho de 0,37%. Por lá, os investidores estão na expectativa por mais dados da economia norte-americana e por discursos de dirigentes do Federal Reserve.
Principal indicador do dia, o relatório de vagas criadas no setor privado nos EUA, divulgado pela Automatic Data Processing (ADP) mostrou geração de 154 mil postos de trabalho no mês de setembro. Isso significa uma queda em comparação com os 175 mil empregos de agosto e também ficou abaixo da expectativa de analistas, que previam 173 mil. A leitura é a menor desde abril.