A economia da Ucrânia pode cair até 10% até o final deste ano, afirmou a presidente do Banco Central ucraniano, Valeria Gontareva.
A presidente do BC disse o Produto Interno Bruto (PIB) anual do país registrará contração em 2014. “Eu acho que será -9%, ou até mesmo -10%”, disse Gontareva, segundo reportagens publicadas pela imprensa. A economia do país cresceu 0,4% no ano passado, de acordo com o um relatório da Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA. Ela também prevê uma queda de 35% das exportações da Ucrânia para a Rússia neste ano. Gontareva descartou, no entanto, a possibilidade de um default da dívida, segundo as reportagens.
As perspectivas econômicas sombrias foram emitidas em um momento no qual o exército do país disse que o combate com os rebeldes pró-Rússia emergiu novamente no leste do país, apesar da continuidade do instável cessar-fogo. Um comboio russo carregado com o que Moscou disse ser ajuda humanitária entrou no território ucraniano sem a permissão de Kiev e viajou para Luhansk, um reduto rebelde, onde semanas de combate deixaram os habitantes sem água e eletricidade. Fonte: Dow Jones Newswires.