A economia dos EUA criou 214 mil empregos em outubro, segundo relatório publicado hoje pelo Departamento do Trabalho. O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam a abertura de 233 mil vagas.
Os números de setembro e de agosto, porém, foram revisados para cima. Em setembro, foram criados 256 mil postos de trabalho, ante a estimativa original de 248 mil. Em agosto, foram abertas 203 mil vagas, ante a leitura anterior de 180 mil empregos.
O relatório sugere que a demanda por trabalhadores continua se fortalecendo de forma modesta, uma tendência vista desde que o ritmo de contratações ganhou força durante a primavera nos EUA.
Ainda segundo o documento, a parcela da população dos EUA que trabalha ou está procurando emprego subiu para 62,8% em outubro, de 62,7% no mês anterior, permanecendo perto do menor nível desde o final dos anos 1970. Antes da recessão, a taxa era de 66%.
O salário médio por hora no país subiu US$ 0,03, para US$ 24,57. Na comparação anual, houve aumento de 2% nos salários. Fonte: Dow Jones Newswires.