Internacional

Estreia de “A Entrevista” nos cinemas e serviços on-line é teste para Sony

O filme “A Entrevista” já foi alvo de hackers e teve sua estreia cancelada por causa de ameaças. A decisão, que segundo a Sony foi adotada porque os cinemas se recusaram a exibir o filme, foi criticada até mesmo pelo Barack Obama. Agora, o lançamento simultâneo nos cinemas e em serviços on-line tem a função de testar a reação do público a diferentes meios de difusão de filmes.

“A Entrevista” traz Seth Rogen e James Franco no papel de jornalistas encarregados pela CIA para matar o líder norte-coreano, Kim Jong Un. Seu lançamento, no dia de Natal, havia sido cancelado pela Sony, mas a decisão foi revertida após diversas críticas e o filme será lançado em cinemas independentes e em serviços de internet.

Embora as circunstâncias que cercam “A Entrevista” não tenham precedentes, especialistas dizem que o lançamento será observado de perto para avaliar como os frequentadores e as redes de cinemas reagirão ao lançamento simultâneo. Trata-se de uma mudança na prática comum de lançar um filme primeiro nos cinemas para maximizar a receita com a bilheteria antes de torná-lo disponível em DVD, streaming e televisão.

“Não posso afirmar que este é o futuro”, disse Jeff Bock, analista especializado em bilheteria de cinema da Exhibitor Relations Co. “Para este filme, em particular, funciona por causa da saga pelo qual passou. Mas é bom ter um filme que realmente podemos usar como cobaia para lançamento em serviços por demanda.”

A Sony lançou “A Entrevista” na quarta-feira numa série de plataformas digitais – Google Play, YouTube Movies, Xbox vídeo e num site específico da Sony. Ele custa US$ 5,99 para aluguel por 48 horas e US$ 14,99 para compra. O filme também será lançado em mais de 300 cinemas pequenos nesta quinta-feira, embora as principais cadeias tenham mantido a decisão de não exibi-lo.

A decisão do Google e da Microsoft de lançar o filme pode deixar seus sites vulneráveis à ação de hackers. A Microsoft relatou problemas técnicos com seu sistema de assinaturas do Xbox na quarta-feira, embora não se saiba se foi resultado de invasão ou tentativa de invasão de seus sistemas, pois a empresa recusou-se a falar sobre o assunto.

A disponibilização online de “A Entrevista” acontece na medida em que mais pessoas escolhem assistir vídeos pelo sistema de streaming, no qual não é preciso baixar o filme para o computador, graças principalmente a serviços como YouTube, Hulu e Netflix, que nos últimos quatro anos vêm abandonando seus serviços originais de aluguel de DVD. Durante esse período, o número de assinantes do Netflix nos Estados Unidos dobrou para 40 milhões, refletindo a crescente popularidade dos vídeos na internet.

Esta é a primeira vez que um grande filme será lançado simultaneamente nos cinemas e na internet. Até agora, este tipo de ação vinha se limitando a alguns filmes alternativos ou estrangeiros. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?