Internacional

Cuba: artista é liberada temporariamente após ser presa por manifestação

A artista Tania Bruguera foi liberada da prisão na quarta-feira após ser acusada de perturbar a ordem pública para organizar uma performance de protesto. A manifestação visava colocar um microfone aberto para que os cidadãos cubanos expusessem os seus pontos de vista políticos.

Mas ela aparentemente foi colocada de volta em custódia antes de se encontrar com jornalistas.

Sua mãe, Argelia Fernandez, disse à Associated Press por telefone que sua filha estava em casa e, em seguida, deixou o local. Um oficial de segurança do Estado, mais tarde, veio a sua casa e disse a mãe da artista que Bruguera estava falando com outros funcionários de segurança e voltaria para casa em breve.

Bruguera não apareceu como programado para falar com a imprensa no final da tarde de ontem. Seus apoiadores haviam anunciado planos para essa reunião em um comunicado enviado por e-mail no início do dia relatando que a artista tinha sido liberado. Eles disseram que seu celular e passaporte foram confiscados.

Os dissidentes afirmaram que autoridades cubanas detiveram dezenas de membros da oposição política na terça-feira, horas antes do protesto planejado por Bruguera, que foi visto como um teste crucial de tolerância do governo. A maioria foi libertada dentro de um dia, mas a repressão foi condenada pelos EUA, que declararam este mês que estavam se direcionando a relações diplomáticas plenas com Cuba. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?