As autoridades de transporte da Indonésia suspenderam oficiais da aviação do país, após a queda da aeronave da AirAsia. Também foram impostas às companhias aéreas regulamentos mais rigorosos a serem aplicados antes da decolagem e exigências de que os pilotos recebam informativos meteorológicos diretamente de oficiais.
O diretor-geral da aviação civil do ministério do Transporte, Djoko Murjatmodjo, disse que o governo emitiu uma circular no qual exige que companhias aéreas informem diretamente os seus pilotos sobre o clima, antes da decolagem, o que se tornará uma regra oficial. A circular foi publicada em 31 de dezembro, três dias após o acidente.
Murjatmodjo também afirmou que o ministério ordenou que as agências no aeroporto de Surabaya suspendam funcionários de controle de tráfego aéreo, o operador do aeroporto e o oficial de aviação do local que estavam de plantão no momento do desaparecimento do voo 8501.
Enquanto isso, o chefe da polícia nacional anunciou que os agentes de segurança vão apoiar a investigação do ministério e analisarão possíveis violações das leis de aviação na Indonésia. A mudança vai elevar a mão de obra para a investigação e observará dados do voo desde a descolagem até o período após o acidente, disse o general da polícia, Jenderal Sutarman.
A direção-geral da aviação no aeroporto internacional de Surabaya, a segunda maior cidade da Indonésia, de onde o voo partiu, pode ter usado informações incorretas ao tomar a decisão de permitir que o avião da AirAsia decolasse, disse Murjatmodjo. No fim de semana, funcionários do ministério disseram que o AirAsia não tinham autorização para fazer o percurso Cingapura e Surabaya aos domingos, o dia do voo.
O especialista Hadi Mustofa Djuraid, do Ministério dos Transportes, disse que o ministro dos Transportes, Ignasius Jonan, emitiu uma instrução sobre uma investigação interna para descobrir se qualquer funcionário aprovou a decolagem do AirAsia, fora de seus dias permitidos. “Este é um passo significativo que mostra que o ministro não coloca a culpa apenas na AirAsia”, acrescentou Djuraid.
Atualmente, muitas companhias aéreas informam diretamente os seus pilotos sobre o tempo, mas isso não é uma exigência formal. Na sequência do acidente com o voo 8501 da AirAsia, em 28 de dezembro, a operadora revelou que o piloto tinha recebido um “auto briefing” das condições meteorológicas relatadas por agência meteorológica do país.
Após o acidente, o ministro dos Transportes, Ignasius Jonan, criticou esses “auto briefings” e disse que são insuficientes para preparar plenamente os oficiais. O Airbus 320 desapareceu sobre o mar de Java em um voo de Surabaya para Cingapura com 162 passageiros em uma área de intensas nuvens de tempestade.
O ministério disse na segunda-feira que os pilotos devem ser informados por um oficial de operações de voo, conhecido pela sigla de FOO. Fonte: Dow Jones Newswires.