O Banco Centra Europeu (BCE) pode discutir a situação da Grécia durante a próxima reunião do Conselho de Governança da entidade, que acontece na quarta-feira, afirmou um oficial do Sistema do Euro, que compreende o BCE e os bancos centrais dos países que adotam a moeda única.
Embora não faça parte da pauta, o tema deve ser abordado pelos membros do conselho, já que a reunião acontece em meio a relatos sobre uma possível saída da Grécia da zona do euro e após declarações do Banco Central grego sobre o aumento da retirada de depósitos.
“O Conselho de Governança gostaria de estar informado sobre a situação da Grécia”, afirmou a fonte. “Eles gostariam de mais informações sobre a situação dos bancos e das contas gregas.”
Uma outra fonte dentro do Banco Central grego afirmou que o presidente Yannis Stournaras também deve levantar a discussão na reunião de quarta-feira. Ele também disse que Stournaras está em contato com líderes de todos os partidos gregos, pedindo a eles que “tenham calma quando forem falar das reservas gregas ou de uma possível saída do euro”.
O BCE declarou, assim que as eleições gerais foram convocadas, que não iria interferir no processo político grego. Mario Draghi, presidente da entidade, também rejeitou a possibilidade de a Grécia deixar a zona do euro.
Hoje, a Comissão Europeia afirmou que a adesão grega ao euro é “irrevogável.”
Em Atenas, o partido de oposição Syriza acusou o atual governo e seu primeiro-ministro Antonis Samaras de “aterrorizar os eleitores gregos” ao levantar a possibilidade de uma saída do euro. “Samaras deve parar imediatamente de aterrorizar o público grego e difamar nosso país no exterior”, afirmaram os oposicionistas em nota. Fonte: Market News International.