O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, aproveitou a visita ao Irã para assinar um acordo de cooperação militar entre os dois países.
De acordo com agências de notícias russas, Shoigu afirmou que Moscou quer desenvolver uma relação militar “de longo termo e multifacetada” com o país. O novo acordo inclui cooperação antiterrorista e o envio de equipes de militares para treinamento. As marinhas russa e iraniana também poderão utilizar os portos dos dois países com mais frequência.
O ministro da Defesa iraniano, Hossein Dehghan, afirmou que a cooperação é uma resposta às ambições norte-americanas na região. Moscou e Teerã apoiam o regime do presidente da Síria, Bashar Assad, enquanto Washington prega a mudança do regime e apoia grupos rebeldes.
“O Irã e a Rússia têm capacidade para enfrentar a intervenção expansionista e gananciosa dos Estados Unidos através da cooperação, sinergia e ativando suas capacidades estratégicas potenciais”, afirmou. “Como vizinhos, os dois países têm visões comuns sobre problemas políticos, regionais e globais.” Fonte: Associated Press.