Violentos combates entre forças ucranianas e rebeldes separatistas têm continuidade hoje no leste da Ucrânia, horas antes de líderes europeus se reunirem para discutir um cessar-fogo para o conflito iniciado há dez meses.
Mais tarde, em Minsk, capital da Bielorrússia, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, da Ucrânia, Petro Poroshenko, e da França, François Hollande, além da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, terão reunião para negociar um acordo de paz para o leste ucraniano.
“Há uma série de problemas que ainda precisam ser resolvidos…mas (a cúpula) deverá acontecer”, disse o ministro de Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, à emissora de rádio France Inter radio. “Vai ser realmente uma última chance de negociação”.
Na manhã desta quarta-feira, pelo menos 19 soldados morreram e outros 78 ficaram feridos nos arredores de Debaltseve, um enclave controlado por Kiev que tem sido palco de algumas das batalhas mais violentas na Ucrânia nos últimos dias, segundo um oficial da defesa ucraniana.
Já na capital separatista de Donetsk, há relatos de que um ataque de morteiro a uma estação de ônibus deixou quatro mortos e nove feridos. Fonte: Dow Jones Newswires.