Homens armados sequestraram 30 pessoas da comunidade étnica hazara, informaram autoridades afegãs nesta terça-feira. A ação parece ser a mais recente de uma série de ataques contra a etnia, majoritariamente xiita, num país predominantemente sunita como o Afeganistão.
Nenhum grupo havia assumido a responsabilidade pelo ataque, realizado na tarde de segunda-feira, informou a polícia.
O grupo armado levou 30 homens que estavam em dois ônibus que transitavam por uma importante estrada da província de Zabul, informou o governador Mohammad Ashraf. Segundo ele, todas as mulheres, crianças e não hazaras foram deixados para trás.
Autoridades procuravam os reféns, alguns dos quais podem ser funcionários do governo, informou Ashraf. O funcionário do governo local Abdul Khaliq Ayubi disse que todos os homens usavam roupas e máscaras pretas.
O Ministério do Interior disse que os ônibus onde estavam os homens viajavam da cidade de Kandahar para a capital Cabul quando o sequestro foi realizado por “indivíduos armados desconhecidos”.
Os hazaras compõe cerca de 25% da população afegã. O grupo é alvo do Taleban e de outros extremistas sunitas, que os veem como apóstatas. Fonte: Associated Press.