O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu hoje que um Estado Palestino não será estabelecido caso ele seja reeleito.
Netanyahu, que tem perdido votos a poucos dias das eleições gerais, fez o comentário em uma entrevista divulgada pelo site noticioso NRG news. Analistas acreditam que o discurso tem como objetivo cativar os votos dos conservadores.
“Acredito que qualquer um que tente estabelecer um Estado Palestino e que peça a nossa retirada dos territórios está abrindo brechas para ataques extremistas contra o Estado de Israel”, disse. Perguntado se isso significa que um Estado Palestino não será estabelecido caso seja reeleito, ele disse “sim”.
Em 2005, Israel se retirou da Faixa de Gaza, região que foi ocupada dois anos depois pelo grupo Hamas, e usada por eles para dirigir ataques a Israel.
A reeleição de Netanyahu está sendo ameaçada pela coalizão de centro-esquerda União Sionista, de Isaac Herzog e Tzipi Livn. Herzog tem prometido recuperar os laços com o palestinos e a comunidade internacional, além de trazer medidas de apoio à classe média. Fonte: Associated Press.