A Comissão Europeia multou a Espanha em 18,9 milhões de euros (US$ 21,4 milhões) por entregar números errados de seu déficit orçamentário de 2011. É a primeira vez que o braço executivo da União Europeia impôs uma punição financeira contra um governo por dados errados em suas estatísticas nacionais.
Em 2012, a Espanha revisou em alta seu déficit orçamentário, em 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB), após descobrir que havia deixado de registrar gastos de Valência e Madri.
A Comissão afirmou hoje que uma investigação concluiu que as autoridades de Valência sistematicamente enviavam informações erradas sobre gastos com saúde para o instituto nacional de estatísticas da Espanha, desde 1988. A Comissão afirmou que a informação incorreta havia sido fruto de uma “negligência séria” e representava cerca de 0,2% do PIB espanhol.
A Comissão Europeia recebeu novos poderes para policiar as estatísticas nacionais em 2011, após a Grécia revelar em 2009 que os números de seu orçamento haviam sido fraudados durante anos, prenunciando uma crise da dívida que persiste ainda hoje. Fonte: Dow Jones Newswires.