Controladores de tráfego aéreo da Espanha começam nesta segunda-feira uma greve parcial que tem como objetivo protestar contra as sanções aplicadas depois de uma greve de 24 horas que ocorreu em 2010.
As paradas foram programadas para acontecer das 10h às 12h do horário local (das 5h às 7h de Brasília) e entre as 18h e 20h (entre 13h e 15h de Brasília) desta segunda-feira e nas próximas quarta-feira, sexta-feira e domingo.
A greve parcial deve atingir diversos voos, uma vez que o tráfego no verão aumenta com o início da temporada de férias. No entanto, um porta-voz da companhia de navegação aérea Aena disse que não tem detalhes imediatos sobre o número de voos afetados no total, mas afirmou que neste primeiro dia até 1.300 voos poderiam ser atingidos.
De acordo com regras do governo, no mínimo 70% dos controladores devem operar.
Segundo o sindicato USCA, a greve acontece depois que negociações com a Aena terminaram sem acordo na semana passada. Novas conversas são esperadas para esta semana.
A Espanha tem colocado o espaço aéreo do país sob gestão militar desde dezembro de 2010, após controladores terem feito uma greve de 24 horas, o que gerou o fechamento de aeroportos e afetou cerca de 600 mil pessoas que tinham voos marcados em meio a um feriado nacional. Fonte: Associated Press.