A Coreia do Sul disse nesta terça-feira que acredita que o surto do vírus MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio) pode ter atingido seu pico e que os próximos dias serão cruciais para determinar se os esforços tardios do governo para combater a doença foram bem-sucedidos. A doença já matou sete pessoas e infectou quase 100 no país.
Cerca de 3 mil pessoas foram colocadas em isolamento e 2,2 mil escolas foram fechadas na Coreia do Sul. O vírus, embora se espalhe através do contato próximo com pessoas doentes, e não
através do ar, tem feito com que muitas pessoas evitem ir a lugares lotados como parques de beisebol e cinemas. As agências de viagens relatam um aumento acentuado no número de estrangeiros que cancelaram planos para visitar o país.
O MERS foi descoberto em 2012 e tem se concentrado principalmente na Arábia Saudita. O vírus potencialmente fatal é semelhante ao da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que eclodiu na China em 2002, e pode causar febre, problemas respiratórios, pneumonia e insuficiência renal. O vírus espalhou-se principalmente através do contato com camelos, mas também pode espalhar a partir de fluidos humanos. Fonte: Associated Press.