O Parlamento da Romênia aprovou nesta terça-feira a manutenção da imunidade do primeiro-ministro do país, Victor Ponta, que é um suspeito em uma investigação sobre corrupção.
Dos parlamentares, 230 votaram a favor da manutenção e 120 votaram contra, depois de um pedido dos promotores para a retirada da imunidade. O primeiro-ministro é suspeito de acusações de corrupção, incluindo ser cúmplice de evasão fiscal em 2007 e 2008, um conflito de interesses e lavagem de dinheiro.
Após a votação, o presidente da Romênia, Klaus Iohannis, renovou o seu apelo para que Ponta renuncie e criticou a posição do Parlamento. “É uma prova de irresponsabilidade máxima e falta de respeito para o público”, disse o líder, referindo-se à decisão.
À imprensa estrangeira, Ponta disse que considerou a possibilidade de renunciar depois de ter virado suspeito nas investigações, mas decidiu ficar em favor da estabilidade política. Ele nega que não esteja disposto a cooperar com as investigações. Fonte: Associated Press.