A Comissão Europeia reiterou que permanece pronta para mediar uma solução para o impasse entre a Grécia e seus credores. Mais tarde hoje será realizada uma reunião do Eurogrupo, formado pelos ministros de Finanças da zona do euro, sobre o assunto.
“A Comissão permanece pronta nos níveis político e técnico para ajudar a promover um compromisso se necessário”, afirmou Margaritis Schinas, porta-voz do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. “Estamos abertos 24 horas, sete dias por semana”, acrescentou.
Schinas comentou que “o próximo passo é a reunião do Eurogrupo de hoje em Luxemburgo e, então, teremos de partir disso”. Segundo o porta-voz, Juncker conversou com o presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, nesta manhã e falou por telefone com o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, ontem.
“Eles concordaram em continuar em contato”, disse Schinas sobre a conversa entre Juncker e Tsipras. “Nós sabemos que o tempo está acabando.”
Perguntado se a Comissão mantém os comentários anteriores de que a permanência de um país-membro na zona do euro é irreversível, Schinas respondeu: “Sim”. Fonte: Dow Jones Newswires.