Uma imagem de satélite divulgada na segunda-feira mostra o principal templo antigo localizado na cidade síria de Palmira, o Templo de Bel, totalmente destruído, disse a Organização das Nações Unidas (ONU). A imagem foi divulgada um dia depois do Estado Islâmico ter detonado artefatos perto do templo de 2 mil anos.
Mais cedo, Maamoun Abdulkarim, o chefe do Departamento de Antiguidades e Museu em Damasco, disse que havia informações conflitantes sobre o destino do templo, uma das estruturas mais proeminentes da era Romana, porque testemunhas não tinham conseguido chegar perto do local.
No entanto, Einar Bjorgo, gerente da sede da ONU em Genebra disse que imagens de satélite feitas na segunda-feira “infelizmente mostram a destruição do edifício principal, bem como uma fileira de colunas caídas ao redor”.
O grupo extremista Estado Islâmico capturou a cidade de Palmira das forças leais ao presidente Bashar Assad em maio e desde então tem destruído diversas antiguidades. Fonte: Associated Press.