Um acidente com um guindaste na Grande Mesquita, na cidade sagrada de Meca, matou pelo menos 107 pessoas, disseram autoridades da Arábia Saudita. O fato ocorre dias antes do início da peregrinação anual do Hajj, quando dois milhões de turistas religiosos devem seguir até o país.
Outras 238 pessoas ficaram feridas, segundo a Defesa Civil saudita. A Grande Mesquita, local mais sagrado do Islã, teve uma renovação substancial, com o governo saudita expandindo a área para receber mais turistas.
De acordo com autoridades, uma tempestade que atingiu a cidade na sexta-feira causou o colapso do guindaste, que destruiu e entrou em partes da mesquita – a maior do mundo – que estava lotada de peregrinos.
Imagens áreas captadas pela televisão estatal mostrou equipes de médicos e da polícia ajudando as pessoas ensanguentadas no chão de piso de mármore branco da mesquita, com fortes chuvas e ventos atingindo o local.
Um porta-voz do Departamento de Saúde da região de Meca disse aos repórteres que a equipe ainda trabalha para identificar a nacionalidade das vítimas.
O príncipe Khaled al-Faisal, que governa Meca, ordenou uma investigação urgente sobre as causas do acidente, informou a televisão estatal saudita. Mais tarde, ele visitou o local do acidente e ordenou às autoridade para iniciar os reparos assim que possível.
A Grande Mesquita recebe muçulmanos do mundo inteiro para as celebrações de Hajj. Milhões, vestidos em roupas brancas simples, fazem orações em um evento de peregrinação que, muitas vezes, ocorre apenas uma vez em suas vidas. Fonte: Dow Jones Newswires.