Internacional

Shell anuncia o fim da extração de petróleo em alto mar no Alasca

A Royal Dutch Shell anunciou que vai encerrar a extração de petróleo em alto mar na costa do Alasca, devido a resultados decepcionantes nos poços da região, apesar dos altos investimentos e anos de trabalho da petroleira.

A Shell investiu mais de US$ 7 bilhões na exploração em alto mar no Ártico, incluindo US$ 2,1 bilhões para arrendamentos no Mar de Chukchi, na costa noroeste do estado norte-americano. Apoiado por cerca de 28 navios, um perfurador deu indícios de que havia petróleo e gás natural a cerca de 128 quilômetros da costa, a uma profundidade de 6.800 pés, mas os resultados não justificaram a exploração contínua do poço.

“A Shell continua a ver um importante potencial na bacia, e em última análise, a área tem importância estratégica para o Alasca e os Estados Unidos”, afirmou Marvin Odum, presidente da petroleira no país. “No entanto, este é um resultado claramente decepcionante para esta parte da bacia”.

A companhia vai encerrar as atividades no Alasca “para o futuro previsível”, não só pelos resultados decepcionantes mas também pela “desafiadora e imprevisível regulamentação ambiental do governo no mar do Alasca”, disse a empresa.

A decisão foi um golpe para a Shell, que contava com a produção no Alasca para ajudar a impulsionar as receitas da companhia. Ambientalistas, no entanto, tentaram repetidamente impedir o projeto e receberam as notícias com satisfação.

Margaret Williams, do World Wildlife Fund, disse que a notícia era impressionante. “Isso é incrível, é grande”, disse. “Durante toda a negociação, a comunidade vinha apontando as condições ambientais difíceis e imprevisíveis. Sempre alertamos que o risco era tremendamente grande”, completou.

Grupos de ambientalistas afirmaram que a exploração de petróleo no Ártico era ecologicamente frágil, e poderia elevar a emissão de gases estufa, os derramamentos de petróleo bruto e seria um desastre para focas, morsas e ursos polares. As plataformas estariam sujeitas a grandes tempestades de gelo e meses de operação no escuro.

Durante o verão, vários manifestantes tentaram bloquear as fronteiras árticas em Seattle, Portland e Oregon, a fim de impedir a exploração de petróleo pela Shell. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?