O governo dos EUA está de acordo com uma resolução que deve encerrar formalmente a investigação da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre sinais de que o Irã estaria desenvolvendo secretamente armas nucleares. Segundo autoridades norte-americanas, a resolução – que foi discutida pelos 35 países do conselho da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) – deverá ser aprovada na próxima semana, o que abrirá espaço para as sanções contra o Irã serem suspensas em janeiro.
“Todas as atividades no roteiro para esclarecimento de questões do passado e do presente com relação ao programa nuclear do Irã foram implementadas de acordo com o cronograma acertado e (…) isso encerra as considerações do conselho sobre esse item”, diz o esboço da resolução.
Na semana passada a AIEA emitiu um relatório bastante esperado sobre os supostos esforços do Irã para desenvolver armas nucleares. A AIEA concluiu que o Irã buscou um programa de armas nucleares “coordenado” até 2003 e que outras tecnologias usadas para bombas atômicas foram desenvolvidas até 2009. O governo iraniano nega que tenha em qualquer momento tentado desenvolver armas nucleares e nos últimos dias autoridades locais afirmaram que consideram o caso encerrado.
Muitos republicanos do Congresso norte-americano têm criticado os movimentos do governo de Barack Obama para suspender as sanções contra o Irã e argumentam que aquele país não cooperou adequadamente nas respostas à AIEA.
O esboço da resolução foi apresentado ao conselho da AIEA na segunda-feira pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – EUA, Rússia, China, França e Reino unido – e pela Alemanha. Esses foram os mesmos países que fizeram um acordo nuclear com o Irã em julho em Viena. Fonte: Dow Jones Newswires.