Um cessar-fogo entrou em vigor nesta terça-feira no Iêmen, informou a coalizão militar liderada pela Arábia Saudita que luta contra os rebeldes houthis. A medida começou às 12h do horário local (7h de Brasília). A trégua será de sete dias, podendo ser prorrogada. Hoje também começaram as negociações na Suíça entre os representantes iemenitas, mediadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Em Genebra, o porta-voz da ONU, Ahmad Fawzi, disse que 24 pessoas estão participando das negociações. Em um comunicado, enviado especial da ONU para o Iêmen Ismail Cheikh Ahmed disse que o
palestras “ deve marcar o fim da violência militar no Iêmen.
A guerra no Iêmen já matou mais de 5.870 pessoas desde março, quando os combates aumentaram após a coalizão liderada pela Arábia Saudita começar a lançar ataques aéreos dirigidos aos rebeldes.
Autoridades de segurança iemenitas disseram que as forças pró-governo apoiadas pelos ataques aéreos sauditas tomaram a ilha Zugar no Mar Vermelho dos rebeldes xiitas, horas antes do cessar-fogo entrar em vigor. Fonte: Associated Press.