Internacional

Homens armados sequestram até 26 caçadores do Catar, diz Iraque

Em uma área desértica remota no sul do Iraque, homens armados não identificados em veículos SUV atacaram um campo de caçadores nesta quarta-feira, sequestrando até 26 pessoas do Catar, disseram autoridades do Iraque.

Os homens armados atacaram o campo localizado no deserto na província de Samawah no início do dia, capturando entre 19 e 26 pessoas do Catar, disse Ahmed Manfi, membro do conselho provincial, à agência Associated Press. Dois membros da inteligência iraquiana também foram capturados, mas depois liberados, acrescentou Manfi.

O Ministério do Interior do Iraque afirmou que o objetivo do sequestro era fazer pressão política e ganhar atenção da imprensa. O governo iraquiano disse que realiza buscas na área.

O Ministério das Relações Exteriores do Catar afirmou em comunicado na noite de quarta-feira (hora local) que havia contatado o governo iraquiano e entidades para tratar do caso. O comunicado disse que os caçadores entraram no Iraque com permissão oficial do Ministério do Interior e em coordenação com a embaixada iraquiana em Doha, sem especificar o número de pessoas sequestradas nem dar detalhes sobre suas identidades.

Caçadores de países do Golfo, sobretudo do Catar, visitam com frequência áreas do oeste e do sul do Iraque, para caçar e comprar falcões. Autoridades iraquianas aprovam as expedições e dão forças de proteção para acompanhar essas pessoas.

O Catar é visto pelos iraquianos como um partidário dos grupos militantes sunitas, principalmente o Estado Islâmico, que capturou grandes áreas no Iraque e na vizinha Síria. O governo do Catar nega apoiar grupos extremistas e é parte da coalizão liderada pelos EUA que enfrenta o Estado Islâmico. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?