Internacional

Enchente rara no inverno dos EUA atinge cidades ao longo do Rio Mississippi

Uma grande enchente, rara no período de inverno dos EUA, atingiu partes do Rio Mississippi na terça-feira e ultrapassou diques perto da cidade de St. Louis, colocando em risco centenas de casas e forçando o fechamento de duas rodovias interestaduais.

Fortes chuvas provocadas pelo sistema de tempestades que devastou cidades no Texas durante o fim de semana fizeram os rios subirem para níveis incomuns em regiões do Missouri e de Illinois mais acostumadas com inundações na primavera, quando a neve do inverno derrete.

Pelo menos 18 pessoas morreram em consequência das inundações, que deverão persistir durante a próxima semana e seguir para o Arkansas e o Mississippi.

Na terça-feira equipes de defesa colocaram sacos de areia ao longo do Rio Mississippi, que pode alagar os arredores de St. Louis nesta semana e chegar a níveis atingidos apenas uma vez, em uma inundação histórica em 1993, de acordo com informações do Serviço Nacional de Clima. A Guarda Costeira fechou uma parte do rio para todos os tipos de embarcações por causa do alto nível das águas e de correntezas fortes.

“Haverá muitas perdas de propriedades e em muitas áreas será uma enchente recorde”, disse Mark Fuchs, hidrologista do Serviço Nacional de Clima em St. Louis.

O prefeito de West Alton, perto de St. Louis, ordenou que os 520 moradores deixassem o vilarejo depois de um dique se romper. Outras comunidades também se apressam para tentar conter a inundação. Em Kimmswick, voluntários e internos de uma unidade corretiva local estão ajudando a colocar sacos de areias para proteger a cidade. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?