Uma mulher americana que visitou as Filipinas em janeiro teve seu teste confirmado como positivo para o vírus Zika nos Estados Unidos, anunciaram autoridades de saúde filipinas neste domingo.
A secretária de Saúde Janette Garin disse que seu departamento estava coordenado com o Centro norte-americano para Controle e Prevenção de Doenças para obter mais informações sobre a mulher e descobrir onde ela ficou durante a visita às Filipinas, entre 02 e 28 janeiro.
O porta-voz do departamento de saúde, Lyndon Lee Suy, disse que a mulher estava aparentemente apresentando os sintomas de zika nos últimos dias de sua estadia nas Filipinas, mas que ela não foi diagnosticada com o vírus até retornar aos EUA.
Garin disse que, se for determinado que a mulher foi infectada nas Filipinas, seria apenas o segundo caso Zika a ser relatado no país, e destacou que não há relatos de um surto. Ela disse que a população não deve se alarmar, mas deve tomar medidas para prevenir a infecção, incluindo destruir todos os locais de reprodução de mosquitos, que podem se espalhar zika, dengue e chikungunya.
Um menino de 15 anos foi infectado na cidade de Cebu, região central das Filipinas, em 2012. Fonte: Associated Press