A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta segunda-feira que estava decepcionada com os resultados das eleições estaduais de domingo – que resultou vitória da oposição -, mas acrescentou que ela não iria mudar de rumo para encontrar uma “solução europeia” para a crise imigratória.
Merkel descreveu os votos de domingo em três estados – nos quais dois, os conservadores de Merkel perderam terreno, enquanto um partido novato Alternativa para a Alemanha (AfD), que é contra a política de imigração ganhou espaço – como um “dia difícil” para seu partido, o União Democrata Cristã (CDU). O “problema dos votos dominantes” foi a crise imigratória, apontou Merkel.
“O fato de que, aos olhos do povo este problema não tem uma solução definitiva e satisfatória, foi o que decidiu fortemente as eleições”, disse Merkel.
No entanto, ela acrescentou que não tem planos de mudar de rumo em sua busca por uma “solução europeia” para a crise. Sua estratégia envolve chegar a um acordo a União Europeia (UE) e com a Turquia para impedir o fluxo de imigrantes através do Mar Egeu para a Grécia.
“Estou firmemente convencida – e isso não foi colocado em questão hoje – que precisamos de uma solução europeia, e que esta solução precisa de tempo”, disse Merkel.
O partido conservador de Angela Merkel foi derrotado em duas das três eleições estaduais, com os alemães manifestando seu descontentamento à política de acolher os refugiados. O desempenho ruim em Baden-Wuerttemberg e Rhineland-Palatinate traçou um dos piores cenários para a chanceler, que, no ano passado, deu abrigo para mais de 1 milhão de imigrantes. Fonte: Dow Jones Newswires.