Um magistrado decidiu nesta quarta-feira contra um casal homossexual, no primeiro caso sobre o matrimônio gay na China. O tribunal da cidade de Changsha rechaçou nesta quarta-feira a demanda contra o Escritório de Assuntos Civis local, que se recusou a emitir um certificado de registro de matrimônio do casal de homens.
O advogado do casal, Shi Funong, disse que não esperava uma decisão tão rápida, em apenas algumas horas. O demandante, Sun Wenlin, de 26 anos, disse que pretende apelar até esgotar suas opções legais. Ele recorreu após ter negado o registro de sua união com Hu Mingliang.
A demanda foi rechaçada em meio a uma crescente conscientização sobre a situação de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais na China, onde a sociedade e o governo em geral veem com maus olhos as referências não tradicionais de gênero e sexualidade.
Centenas de defensores dos direitos dos homossexuais haviam se reunido diante do tribunal à espera da decisão judicial, um momento histórico para a comunidade gay local. A China não reconhece legalmente o matrimônio homossexual e as autoridades do governo central dizem que não esperam uma mudança legislativa no curto prazo. Fonte: Associated Press.