O primeiro navio de cruzeiro partindo dos EUA com destino a Cuba partiu na tarde de domingo de Miami pela primeira vez em 50 anos. O navio, da companhia Carnival, partiu com 704 passageiros e passará por vários portos de Cuba em uma viagem de sete dias, iniciando por Havana, onde atracará na manhã desta segunda-feira.
A viagem ocorre depois que Cuba afrouxou sua política de proibir que as pessoas de origem cubana cheguem ao país por via marítima, uma regra que ameaçou parar os cruzeiros. A maior parte dos passageiros nasceram na ilha comunista.
A volta dos navios de cruzeiro para Cuba é um elemento importante para a administração do presidente dos EUA, Barack Obama, que pretende aumentar o turismo para Cuba após a decisão de 17 de dezembro de 2014, de restabelecer as relações diplomáticas e avançar em direção a normalização. Até então, a viagem de cruzeiro mais recente havia sido feita em 1978.
Quando foi anunciada pela primeira vez os cruzeiros, a Carnival disse que iria barrar os passageiros de origem cubana devido à política do governo. Mas a comunidade cubano-americana de
Miami reclamou e entrou com uma ação de discriminação em resposta. Depois disso, a empresa disse que só iria navegar para Cuba se a política mudasse, o que levou a ilha a permitir a entrada de cubanos no dia 22 de abril. Fonte: Associated Press.