Os principais meios de comunicação mexicanos mostravam-se desanimados e cautelosos, após a vitória do republicano Donald Trump na corrida pela presidência dos Estados Unidos. Trump é bastante impopular no país, após prometer construir um muro na fronteira e também ameaçar deportar milhões de imigrantes ilegais.
O jornal El Economista traz, em sua matéria principal, uma crítica direta ao republicano. “Os Estados Unidos votaram pelo muro e pelas mentiras de Donald Trump”, afirma o jornal. “Donald Trump ri por último”, traz também o diário em outro título de seu site.
“A tremer!”, destaca em seu título nesta manhã o site do jornal Reforma, um dos principais do México. Texto do jornal também lembra a polêmica visita a Trump durante a campanha, que resultou em muitas críticas ao impopular presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.
Outro diário, El Universal, aponta que a vitória de Trump gera “incerteza mundial”. Em editorial, o jornal traz como título “Um futuro sombrio”. A publicação ainda lembra que o Partido Republicano manteve o controle da Câmara dos Representantes e do Senado.
Na emissora de televisão Azteca, o site destaca a mínima histórica do peso mexicano e também o fato de que o Ministério da Fazenda e o Banco Central do México pretendem dar uma entrevista coletiva nesta manhã para tratar do quadro de volatilidade. A emissora Televisa traz destaque para o discurso de Trump após a vitória, quando o republicano disse que será “o presidente de todos”.