Milhares de pessoas saíram às ruas de Barcelona nesta segunda-feira para acompanhar três políticos catalães, entre eles um ex-presidente da região, ao tribunal onde o trio será julgado por desobediência. Há dois anos, os acusados deixaram de cumprir uma ordem do Tribunal Constitucional da Espanha que impedia a celebração de um referendo sobre a independência da Catalunha.
O ex-líder catalão Artur Mas pode ser punido a 10 anos de proibição de exercer cargos públicos, após permitir a votação em novembro de 2014. Entre os 2,3 milhões de pessoas que participaram da consulta, 80% foram favoráveis à independência da região do nordeste da Espanha. A votação, porém, havia sido declarada ilegal pelo Tribunal Constitucional cinco dias antes.
Os três acusados chegaram ao Tribunal Superior de Justiça da Catalunha acompanhados pelo atual presidente regional e por outros políticos eleitos, enquanto recebiam o apoio dos milhares de simpatizantes, muitos com bandeiras pela independência catalã. Fonte: Associated Press.