O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse hoje que a falta de engajamento dos Estados Unidos nos assuntos globais – como a mudança climática, direitos humanos e manutenção da paz – abriria o caminho para que outras forças internacionais ou regionais preencham o vazio.
Em sua primeira coletiva de imprensa como secretário-geral, Guterres tratou da mudança no relacionamento entre EUA e ONU, dos conflitos e da fome na África e no Oriente Médio e da crise global de refugiados sem precedentes.
“Se os EUA se desvincularem de vários aspectos da política internacional e muitos das relações internacionais, será inevitável que outros atores ocupem o espaço”, disse Guterres. Ele acrescentou que isso não seria bom nem para os americanos nem para o mundo.
Guterres deixou claro que suas visões divergem das dos EUA em várias questões, incluindo a decisão de deixar o Acordo de Paris, cortes orçamentários para programas da ONU, e o recente aumento das tensões entre os EUA e a Rússia no espaço aéreo sírio.
O secretário-geral afirmou que os cortes propostos no Orçamento dos EUA criariam “um problema irresolúvel para a administração da ONU”. Ele também pediu para Washington aumentasse seu apoio aos campos para refugiados, mas o plano orçamentário de Trump pede por um corte de 25% nos fundos destinados ao reassentamento de refugiados. Guterres assumiu o posto em janeiro, junto com o início do governo Trump. Fonte: Dow Jones Newswires.