Um incêndio florestal no sul da Espanha forçou a evacuação de mil pessoas e ameaça um parque nacional famoso por sua biodiversidade, disseram autoridades espanholas neste domingo.
As chamas avançaram para o oeste e entraram no Parque Nacional de Doñana, uma das reservas naturais mais importantes da Espanha e um Patrimônio Mundial da Unesco desde 1994. O parque, que tem mais de 50 mil hectares de zonas úmidas e bosques, é um importante ponto para aves migratórias da África e da Europa e é o lar de uma variedade de animais, incluindo o lince ibérico altamente ameaçado e a águia imperial ibérica.
“O incêndio entrou nos limites da reserva, e é aí que estamos concentrando nossos esforços”, disse José Gregorio Fiscal Lopez, da autoridade regional andaluza responsável pelo meio ambiente, na televisão nacional espanhola.
Susana Diaz, presidente regional da Andaluzia, disse que “não há risco para a população” depois que mil pessoas foram evacuadas de acampamentos e casas perto da cidade de Moguer, na costa sul da Espanha, onde o incêndio começou no sábado à noite. No meio-dia de domingo no horário local (7h da manhã em Brasília), pelo menos 750 pessoas podiam retornar a suas casas ou acampamentos.
Ainda assim, Susana disse que a luta contra o incêndio foi difícil por causa do clima quente e seco, com temperaturas que atingem 39ºC e ventos fortes. Mais de 150 bombeiros e 21 unidades aéreas que combateram o incêndio, depois das imagens televisionadas mostrarem árvores envoltas por chamas durante a noite.
“Ainda é muito cedo, mas não descartamos o fator humano” como uma possível causa do fogo, disse Susana. Fonte: Associated Press.