A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, pressiona por uma ajuda mais urgente para aliviar a pressão sobre a Itália, no momento em que o país luta para receber e registrar dezenas de milhares de imigrantes e refugiados que cruzam o Mediterrâneo a partir da Líbia.
A Comissão Europeia disse que mobilizará pelo menos 80 milhões de euros (US$ 90 milhões) para projetos na Líbia e na Itália para conter o fluxo de imigrantes que buscam fazer a perigosa travessia. Além disso, pediu que os países da zona do euro façam mais para ajudar a Itália a aceitar mais imigrantes para realocação e dar mais dinheiro para um fundo UE-África para reduzir o fluxo imigratório.
Números mostram que, até a segunda-feira, 85.183 imigrantes atingiram as costas italianas após serem resgatados no Mediterrâneo, de 71.279 no mesmo período do ano passado.
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que “a urgência da situação exige agora que nós aceleremos muito seriamente nosso trabalho coletivo e não deixemos a Itália sozinha”. Fonte: Associated Press.