O executivo-chefe da Intel, Brian Krzanich, abriu seu discurso na noite de segunda-feira, durante a feira de tecnologia CES 2018, comentando as falhas de segurança nos processadores fabricados pela empresa. Krzanich prometeu reparar 90% dos equipamentos que produzidos nos últimos cinco anos na próxima semana, enquanto o restante deve ficar para o fim de janeiro.
Alguns pesquisadores argumentam que as falhas refletem um defeito fundamental de hardware que não pode ser consertado sem um recall. Mas a Intel rejeitou a ideia, dizendo que os problemas podem ser “mitigados” por atualizações do software e firmware. A Microsoft e a Apple já anunciaram esforços para conter as vulnerabilidades.
Até o momento, segundo Krzanich, a Intel não viu nenhum sinal de que alguém tenha roubado dados se aproveitando dessas duas vulnerabilidades, conhecidas como Meltdown e Spectre. As falhas foram reveladas na semana passada, pela equipe de segurança Projeto Zero, elaborada em parceria do Google com outras companhias.
Enquanto o Meltdown parece afetar principalmente os processadores produzidos pela Intel, o Spectre também afeta muitos dos rivais da empresa. Os problemas que afetam os processadores também colocam em risco os computadores, os navegadores de internet, serviços em nuvem e outras tecnologias que dependem deles. Ambas as falhas podem ser exploradas por meio de um ataque que pode extrair senhas e outros dados sensíveis da memória do processador. Fonte: Associated Press.