A Grécia deu mais um passo em direção ao fim do regime de resgate ontem, após os ministros de Finanças da zona do euro aprovarem o fim da revisão do resgate do país e concordarem em desembolsar o último pacote de ajuda financeira em breve.
A reunião do Eurogrupo em Bruxelas aprovou o progresso da Grécia em reformas, com o parlamento do país votando dezenas de reformas fiscais, trabalhistas e de energia na semana passada, mas a próxima fatia de resgate, no valor de 6,7 bilhões de euros, será desembolsada apenas no início de fevereiro.
Com Atenas e outras capitais europeias ansiosas para colocar um fim no drama grego, o fim do programa de resgate – o terceiro do país nos últimos oito anos – ainda neste ano parece mais próximo do que nunca.
“O Eurogrupo irá, agora, voltar suas atenções para as etapas finais do programa, cujo fim é esperado para agosto de 2018”, disseram os ministros em nota.
Os próximos meses irão determinar se Atenas ganhará a tão desejada saída do programa de resgate, ou que tipo de acordo pós-resgate será feito com os credores internacionais para evitar um replay da crise de dívida soberana da última década. Fonte: Dow Jones Newswires.