O novo presidente do Peru, Martín Vizcarra, definiu nesta segunda-feira seu gabinete, que tem como objetivo avançar com acordos com a maioria opositora do Parlamento do país.
César Villanueva, de 71 anos e atual legislador de um pequeno partido de oposição, foi nomeado como primeiro-ministro, cargo que já exerceu por três meses durante o governo do ex-presidente Ollanta Humala (2011-2016).
“Vou buscar uma agenda comum entre o Congresso e o Executivo para buscar os pontos de coincidência”, afirmou Villanueva a uma rádio local.
Além de Villanueva, Vizcarra nomeou David Tuesta como ministro da Economia, que pregou a continuidade das medidas pró-mercado da gestão anterior. Ele foi diretor da Corporação Andina de Fomento, um banco de desenvolvimento regional.
O governo de Vizcarra espera trabalhar com o Parlamento na luta contra a corrupção e impulsionar a economia, a saúde e a educação.
Vizcarra, de 55 anos, assumiu o cargo há pouco mais de uma semana, em substituição ao ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski, que renunciou em meio a denúncias de conexão com a construtora brasileira Odebrecht. O mandato dele vai até julho de 2021. Fonte: Associated Press.