Duas vezes vencedor da Volta da França, a mais importante prova do ciclismo mundial, Alberto Contador anunciou nesta segunda-feira que vai se aposentar após disputar a Volta da Espanha, competição de três semanas de duração que começará no próximo dia 19 de agosto.
O espanhol confirmou a data do seu adeus por meio de uma publicação em sua página na rede social Instagram, na qual postou um curto vídeo em que revelou que a edição seguinte do grande evento realizado em seu país “será a sua última prova como ciclista profissional”.
“Digo isso feliz, não digo com pena, essa é uma decisão em que pensei muito bem e não creio que exista uma experiência melhor do que fazer isso em uma corrida em casa e em meu país”, afirmou o atleta de 34 anos, que é um dos principais ciclistas da atualidade e alcançou uma série de feitos em sua carreira.
Além das duas vitórias obtidas nas edições de 2007 e 2009 da Volta da França, o espanhol ganhou por três vezes a Volta da Espanha, com os troféus de 2008, 2012 e 2014, e também triunfou em 2008 e 2015 no Giro da Itália.
DOPING MANCHOU CARREIRA – Conhecido como um grande montanhista, por ser forte nos trechos de subidas das provas que disputou até hoje, o espanhol também se envolveu em um escândalo de doping que lhe custou a vitória da Volta da França de 2010. Por causa do problema, ele levou uma suspensão de dois anos em 2012.
A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) confirmou a punição após rejeitar o recurso apresentado pelo ciclista depois de um exame antidoping apontar o uso da substância proibida clembuterol. O testo deu positivo para a utilização da mesma na tradicional prova francesa, sendo que no apelo contra a sanção o ciclista alegou ter sido prejudicado ao comer uma carne que estava contaminada no dia de descanso da desgastante edição de 2010 da importante competição.
Naquela ocasião, o máximo tribunal esportivo reverteu uma decisão de Federação Espanhola de Ciclismo, que havia absolvido Contador, após a Agência Mundial Antidoping e a União Ciclística Internacional (UCI) recorreram à CAS pedindo a suspensão do ciclista espanhol por dois anos, o que acabou sendo atendido.
Contador deu positivo em exame realizado em 21 de julho de 2010 e o mesmo só foi ser confirmado publicamente em setembro daquele ano, quando a UCI anunciou a suspensão provisória do ciclista. Em fevereiro de 2011, a Federação Espanhola de Ciclismo rejeitou recomendação de suspender o atleta por um ano e o absolveu. A decisão, porém, foi revertida pela CAS.
O caso de doping manchou a sua vitoriosa carreira, na qual ele se tornou apenas um dos seis atletas do mundo na história que venceram as três principais provas do ciclismo – a Volta da França, o Giro da Itália e a Volta da Espanha.
Com a confirmação oficial desta segunda-feira, Contador vai encerrar sua trajetória no ciclismo profissional após 14 anos. As suas últimas pedaladas em uma competição estão previstas para o dia 10 de setembro, quando será realizada a última etapa da Volta da Espanha. A chegada da prova ocorre em Madri, terra natal do ciclista.