O Vasco segue na briga por uma vaga na Copa Libertadores de 2018. O time carioca bateu o lanterna Atlético Goianiense por 1 a 0, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 29.ª rodada do Campeonato Brasileiro, e chegou à terceira vitória seguida. Com a arrancada, o time do técnico Zé Ricardo já é o oitavo colocado com 42 pontos, um a menos do que o rival Flamengo, seu ex-time, mas a equipe rubro-negra ainda joga contra o Bahia nesta quinta.
Para o time goiano, a derrota deixa a situação ainda mais complicada, já que continua na lanterna do campeonato com 26 pontos. Precisa de uma sequência improvável nas últimas rodadas para não ser rebaixado à Série B, de onde veio no ano passado como campeão.
O Vasco começou melhor, mas, aos poucos, o Atlético Goianiense equilibrou as ações da partida e passou a criar as melhores oportunidades de gol. No entanto, justamente quando o time da casa era melhor, veio o castigo. Aos 29 minutos, Andrés Rios cruzou da direita e o lateral-direito Jonathan chegou completando para o lado errado e marcou gol contra.
Sem criatividade no ataque, o Vasco mostrava dificuldade para matar o jogo no segundo tempo, enquanto que o Atlético Goianiense buscava pressionar, mas também pecava o desperdiçar a bola com passes forçados, em grande parte buscando o centroavante Walter, bem marcado e muito isolado.
O jogo só ficou mais tranquilo para o time carioca aos 36 minutos, quando Niltinho deu entrada dura em Madson e foi expulso, deixando o Atlético Goianiense com um homem a menos. Em vantagem numérica, o Vasco só administrou a vitória e esperou o apito final para garantir o importante resultado fora de casa, mesmo em dia pouco inspirado.
O Vasco volta a campo neste sábado, quando recebe o Coritiba no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, às 17 horas, pela partida de abertura da 30.ª rodada. No domingo, no mesmo horário, o Atlético Goianiense visita o Santos, no estádio da Vila Belmiro, em Santos.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO 0 x 1 VASCO
ATLÉTICO-GO – Marcos; Jonathan, Eduardo Bauermann, Gilvan e Bruno Pacheco; André Castro, Paulinho (Niltinho), Jorginho, Luiz Fernando e Andrigo (Diego Rosa); Walter (Alison). Técnico: João Paulo Sanches.
VASCO – Martín Silva; Madson, Breno, Anderson Martins (Paulão) e Ramon; Wellington, Bruno Paulista (Andrey), Yago Pikachu, Nenê e Matheus Vital (Paulo Vitor); Andrés Rios. Técnico: Zé Ricardo.
GOL – Jonathan (contra), aos 29 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS – André Castro e Andrigo (Atlético-GO); Bruno Paulista e Yago Pikachu (Vasco).
CARTÃO VERMELHO – Niltinho (Atlético-GO).
ÁRBITRO – Cláudio Francisco Lima e Silva (SE).
RENDA – R$ 174.000,00.
PÚBLICO – 7.468 pagantes (9.046 no total).
LOCAL – Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).