Esportes

O Esporte que Queremos é tema de debate em Guarulhos

Discutir a realidade, o orçamento e as políticas públicas do Esporte no município é o objetivo de atletas, ex-atletas e munícipes em geral, que se reunirão no dia 23, no Espaço Novo Mundo (Avenida Salgado Filho, 1453) para debater “O Esporte que queremos”. 
 
A iniciativa acontece há dois anos e reúne desportistas e representantes do poder público para debater a realidade do Esporte na cidade. Na pauta estão, as obras nos ginásios, quadras e campos; o esporte educacional e universitário, o esporte ligado à saúde; as competições de alto rendimento e fóruns permanentes de valorização do professor ou técnicos ligados ao esporte.
 
No ano passado, o grupo apresentou uma pauta de reivindicações aos candidatos à prefeitura, e nela pediam o uso de 1% do orçamento total da cidade para o Esporte, em 2018, entre outros. “O Elói (Pietá) se esquivou, o Eli (Corrêa) não tinha agenda e o Guti, atual prefeito, topou incluir alguns itens no programa de governo dele”, conta o idealizador desse fórum de discussão esportivo, o escritor Auriel Filho.
 
Para Auriel, ainda que o governo atual trabalhe com o orçamento de outro governo e por isso os resultados não sejam sentidos pela população é tempo de diálogo sobre os rumos do Esporte na cidade. 
 
A pasta que trata do tema, atualmente está alocada na Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SECEL), e contará com um orçamento de cerca de R$ 24 milhões para o ano de 2018, de um total de R$ 4,385 bilhões de que a cidade dispõe e de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2018).
 
“Vamos lutar para que a Secretaria de Esportes volte a ter o seu status que tinha antes sendo separada da Secretaria de Educação, e depois vamos realizar uma Conferência de Esportes para que a cidade tenha uma política clara de esportes e condizente com a cidade que temos”, disse o organizador do debate.
 
Serviço
O Esporte que Queremos
Dia 23/11, quinta-feira, às 19h
 

Posso ajudar?