A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) confirmou nesta terça-feira que recebeu mais 20 recursos de atletas russos punidos por doping pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) recentemente. Agora o número de esportistas tentando recurso na Corte atinge 42.
Segundo a CAS, os todos casos serão analisados conjuntamente na semana do dia 22 de janeiro. A entidade “espera” apresentar o veredicto no dia 31 deste mês, apenas nove dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul.
A data, contudo, vai estourar o prazo dado pelo COI para a confirmação dos atletas na Olimpíada. A data limite é dia 28 de janeiro.
As punições sofridas pelos atletas russos se referem às investigações realizadas pela Oswald Commission, que apura casos de doping nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014. A Rússia é acusada de doping sistemático e até com o apoio do governo durante o evento. Há suspeita de trocas de amostras dos atletas locais ao longo de todo o evento de inverno.
Como punição, os atletas perderam as medalhas e conquistas obtidas em Sochi-2014. Também foram proibidos de disputar a nova edição dos Jogos de Inverno. Os esportistas que foram liberados para competir terão que disputar o evento sob a bandeira do movimento olímpico, e não da Rússia.